Parabéns pelos seus 125 anos, Nintendo!

De uma ínfima distribuidora de baralhos a uma das mais tradicionais e respeitadas fabricantes de consoles e desenvolvedoras de jogos eletrônicos. Essa é a Nintendo, que completa hoje 125 anos de existência!

Fundada em 23 de setembro de 1889, a japonesa começou sua história muito antes de se consolidar no mercado de games. Nos 80 primeiros anos, produziu conjuntos de cartas para vÁrios tipos de jogos do tipo, fabricou uma linha de brinquedos com personagens irrelevantes e gerenciou uma rede de hotéis, uma companhia de taxis e uma rede de alimentos. Mas nada disso deu muito certo.

Foi só a partir da visão empreendedora de Hiroshi Yamauchi, em 1970, que a Nintendo começou a despontar como uma das grandes potências no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Pioneira japonesa no ramo, as décadas seguintes foram marcadas pelo sucesso extremo da companhia no lançamento de consoles aclamados, como o Nintendo (NES), o Super Nintendo, o GameBoy, o Nintendo 64, o Wii e, mais recentemente, os portÁteis DS e o 3DS. Também houveram outras plataformas, de menor sucesso, como o Virtual Boy, o GameCube e o Wii U.  

Durante esse tempo, os jogadores passaram a conhecer e a adotar, nos seus televisores em casa, personagens icônicos que hoje são reconhecidos em qualquer lugar do mundo. São eles: Mario, Luigi, Peach, Bowser, Donkey Kong, Link, Zelda, Pikachu, Fox McCloudSamus, entre vÁrios outros nomes. Todos eles são protagonistas de séries hoje consagradas e aclamadas na indústria dos jogos eletrônicos, como "Super Mario Bros.", "The Legend of Zelda", "Metroid", "Donkey Kong", "Pokémon", "Star Fox", e muitas outras.

Por essas e outras, te desejamos um Feliz AniversÁrio, Nintendo! ;) 

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.