IDC: Vendas de tablets no Brasil crescem 20% no primeiro semestre


A IDC Brasil divulgou os dados do mercado de tablets no Brasil no segundo trimestre de 2014. O segundo trimestre do ano foi ruim para a venda destes gadgets, com uma queda de 12% comparado ao primeiro trimestre, e de acordo com o instituto de pesquisa o motivo foi o foco do varejo em produtos como televisores, por conta da Copa do Mundo de Futebol. Apesar deste resultado ruim, o semestre ainda vai fechar com um crescimento de 20% em relação ao ano passado. 


No semestre, as vendas totais de tablets foram de 4.2 milhões de unidades, 21% a mais do que no mesmo período de 2013 (3.4 milhões). De acordo com Hagge, a previsão é que esses dispositivos recuperem o ritmo de vendas acelerado neste segundo semestre, chegando a 10 milhões de unidades vendidas ao final do ano, com um crescimento de 19% em relação a 2013. "Os tablets atendem de crianças a idosos e as vendas devem ser impulsionadas no varejo em ocasião do Dia das Crianças, Black Friday e Natal", avalia.

Segundo ele, o processo de "canibalização" dos tablets pelos smartphones ainda deve demorar um pouco para acontecer no Brasil, pois os equipamentos disponíveis no mercado com características que levam a essa substituição têm preços que os posicionam para públicos distintos. "Um tablet com tela de 7 polegadas é um produto de entrada em sua categoria, com custo a partir de R$ 160, enquanto um smartphone com tela maior custa mais de R$ 1.000, um preço muito alto para ser considerado como opção ao tablet", explica Hagge. Entre os produtos na classe dos phablets analisados por aqui recentemente, temos o Lumia 1320 (a partir de R$ 800) e o Xperia T2 Ultra Dual (a partir de R$ 1000), ainda bem acima dos tablets de entrada.

"O tablet é hoje o dispositivo mais barato para quem procura um produto para acessar a Internet", diz ele, destacando que os produtos de até R$ 500 correspondem a 77% das unidades vendidas no último trimestre – hÁ um ano, essa participação era de 41%. "A concorrência nos produtos de entrada tem crescido muito e até mesmo fabricantes que antes ofereciam produtos com preços menos acessíveis e mais saudÁveis estão competindo na faixa de dispositivos mais baratos, em detrimento da qualidade", comenta Hagge.

Segundo as estimativas do próprio IDC, o ano de 2015 irÁ impulsionar as vendas dos "smarpthonões", chegando a superar as vendas dos notebooks convencionais. A entrada da Apple no segmento, com o lançamento do iPhone 6 Plus, deve embalar ainda mais as vendas, e hÁ boas chances do segmento dos tablets, especialmente os mais compactos com tela de 7", perderem espaço para estes "smartphones crescidos", na medida que aparelhos com preço mais competitivo -com sabe-se lÁ qual qualidade - surjam no mercado.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.