Novo DisplayPort também vai operar através de cabos USB 3.1

O que é melhor que um padrão aberto? Dois padrões abertos 

 

Não faz muito tempo que divulgamos uma notícia sobre o novo padrão do USB, o 3.1, e o novo formato do DisplayPort, o 1.3. E o que é melhor que dois padrões abertos? Um mash-up dos dois: a VESA anunciou o DisplayPort "Alt", um novo padrão desta conexão de vídeo que opera através de cabos do novo USB.

O princípio é bastante simples, jÁ que tanto o USB quanto o DisplayPort operam através de pacotes de dados estruturados. O DisplayPort utilizarÁ parte das quatro trilhas do USB para prover vídeo em resolução 4K e até 100W de alimentação através de um único cabo USB 3.1. JÁ nos primeiros protótipos, foi possível uma banda de 5.4Gbps em cada linha, o suficiente para transmitir um vídeo de resolução 4096 x 2160 em 60Hz. Em apenas um cabo é possível colocar uma dockstation e um monitor 4K UHD, por exemplo.

O formato também é compatível com outras conexões, como HDMI, DVI, VGA e o próprio DisplayPort, bastando o uso de um adaptador para os encaixes. Com isto, o DisplayPort ganha suporte em um dos padrões mais populares do mundo, e de quebra herda algumas de suas características como o reversibilidade (no popular: "conecta de qualquer jeito"). É importante ressaltar que o USB 3.1 do tipo C traz um novo formato de conexão, logo não é retrocompatível com os antigo USB. SerÁ preciso usar um adaptador.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.