GDC Awards deste ano sofreu ameaça de bomba contra o prêmio entregue a Anita Sarkeesian

O Game Developers' Choice Awards deste ano (GDC 2014) entregou o prêmio "Embaixadora" para Anita Sarkeesian em março, em homenagem ao trabalho que ela desenvolveu em prol da conscientização da igualdade de gêneros no mundo dos vídeo games. O prêmio não agradou nada alguns revoltosos, que chegaram a ameaçar detonar uma bomba no meio do evento.

A informação surgiu somente agora, quando Stephen Totilo, um jornalista do Kotaku, investigava alegações que Sarkeesian teria mentido sobre uma ameaça que recebeu no início do ano, e foi descoberto que se tratava dessa bomba. A organização do GDC informou as autoridades antes do evento, que realizaram uma busca e não encontraram nenhum perigo. A cerimônia correu então sem problemas, mas com a segurança reforçada. A ameaça de bomba foi entregue via e-mail, com o seguinte texto:

Uma bomba serÁ detonada na cerimônia de premiação do Game Developers' Choice hoje à noite, a não ser que o "Prêmio Embaixador" de Anita Sarkeesian seja revogado. Nós estimamos que a bomba vai matar pelo menos uma dúzia de pessoas e ferir outras tantas. Isso não é uma piada. Vocês foram avisados.

Ameaças de bomba são levadas extremamente a sério nos Estados Unidos desde o 11 de setembro, e nunca são ignoradas, mesmo quando parecem flagrantemente falsas.

- Continua após a publicidade -

Anita Sarkeesian se popularizou pela sua série de vídeos Tropes vs. Women in Video Games (Tropos vs. Mulheres em Vídeo Games) no Youtube. Sua luta feminista recebeu grande apoio de desenvolvedores de jogos, principalmente do âmbito indie, mas tem enfrentado forte repercussão negativa em alguns comentÁrios na internet, culminando em sérias ameaças de estupro e morte contra Sarkeesian, principalmente pelo Twitter.  

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.