ASUS adiciona socket próprio com mais pinos em placas-mãe X99 para aumentar o desempenho

Melhorar o socket da CPU nas placas-mãe X99 foi uma das maneiras que a ASUS e a ROG encontraram para aprimorar o desempenho em overclock do processador e da memória. Com base no socket LGA2011-3, que por padrão possui 2011 pinos, a ASUS criou sua própria versão do socket que vem com mais pinos para oferecer mais desempenho: o OC Socket. As placas-mãe que jÁ possuem o novo socket são a ROG Rampage V Extreme, a X99-Deluxe, a X99-Pro e a X99-A.

Ao todo, foram adicionados cerca de 39 pinos a mais que melhoram a estabilidade do processador, eliminando virtualmente a queda de tensão. E eles só são ativados caso o usuÁrio faça overclock ou altere a voltagem na BIOS da placa. Mas claro que, para o resultado ser efetivo, é necessÁrio que o processador tenha os conectores a mais, e os únicos que possuem são os modelos Haswell-E (i7-5960X, 5930X e 5280K), da Intel.

O desempenho extra do OC Socket jÁ foi comprovado pela ASUS. A X99-Deluxe alcançou resultado 35% superior ao da placa X99 Gaming G1 WiFi, da Gigabyte. A Deluxe venceu a concorrente em todos os testes de memória e CPU. Além disso, os sites Hardware Info e Bit-Tech deram selo ouro para a performance da placa.

- Continua após a publicidade -



Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.