MSI lança dock com uma placa de vídeo dedicada para o seu notebook

JÁ faz um bom tempo, desde a Computex 2012, que vimos aquele conceito de "placa de vídeo externa" para notebooks, conectado via porta Thunderbolt. Desde então, nada deste conceito virar um produto. Pelo menos, até agora. A MSI apresentou o GamingDock, um dock para seu notebook que traz nada menos que uma placa de vídeo.

A aplicação é bem óbvia: você consegue desfrutar da portabilidade do notebook, quando estÁ se deslocando, e basta chegar em casa e ligar seu notebook na base para que a mÁquina ganhe performance para games. As GPUs são os componentes que mais sofrem com a falta de espaço nos ultrafinos, logo "colocÁ-lo para fora" é uma ótima solução para este problema.

O mais interessante sobre o dock, que possui um design de gosto um tanto duvidoso, é a placa de vídeo: não hÁ nenhuma. Fica por sua conta comprar a GPU que mais lhe agradar, e colocar no dock. A MSI ainda não divulgou a forma de conexão com o notebook ou se serÁ uma exclusividade para seus modelos, mas a julgar pela largura de banda necessÁria para não "gargalar" a performance, a MSI vai inventar algum outro formato, jÁ que a empresa promete largura de banda total do PCI-e x16, e ficaria acima da capacidade mesmo de conexões como ao Thunderbolt 2. Por outro lado, não hÁ necessidade por esta performance toda: muitas VGAs operam sem problema nenhum em PCIe 2.0 x8 e até PCIe 3.0 x4.

- Continua após a publicidade -


GS30 Shadow

O lançamento do GamingDock acompanha um produto bastante interessante para esta aplicação: o GS30 Shadow. O notebook vem equipado com um processador Core i7, tela de 13.3" e resolução Quad HD  (2560 x 1440), até 16GB de RAM, duas conexões M.2. O chip grÁfico é o Iris Pro, o que jÁ vai dar um "caldo" para muitos games e, quando não for o bastante, basta ligar o aparelho no dock para ganhar a performance grÁfica que falta. O ponto mais interessante é a portabilidade: com 1.3kg e menos de 2cm de espessura, é um aparelho que não vai trazer esforço nenhum para ser carregado.

Especificações técnicas

  • CPU Intel core i7 - Quarta geração (codinome Haswell)
  • Display: 13.3" Quad HD (2560 x 1440) antirreflexo
  • GrÁficos: Intel Iris Pro
  • Armazenamento: M.2 SSDx2
  • Teclado retroiluminado
  • Dimensões: 320 x 227.3 x 19.8 mm
  • Peso: 1.3kg

 

- Continua após a publicidade -

É bom enfim ver alguém apostando no conceito de um dock com uma placa de vídeo, uma ideia bem interessante para alguém que quer um modelo que seja mais portÁtil mas que, ao chegar em casa, também vire uma mÁquina para games. Mais alguém empolgado com o conceito?

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.