Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros compartilha conteúdo íntimo pelo smartphone

O recente vazamento de fotos íntimas de celebridades mostra a importância de proteger dados pessoais do ataque de hackers. E os brasileiros precisam ficar atentos. Uma pesquisa da McAfee feita com 500 pessoas mostra que 62% dos entrevistados correm o risco de ter conteúdo íntimo exposto na internet. Eles disseram que enviam ou recebem conteúdo privado, incluindo vídeos, fotos emails e mensagens e 61% desses mantém os dados armazenados no aparelho.

A amostra destaca como o compartilhamento de conteúdo pessoal como textos sugestivos, fotos de nus, vídeos e senhas podem potencialmente levar ao cyberstalking - prÁtica criminosa que consiste no uso de ferramentas tecnológicas para perseguir ou assediar uma pessoa devido a exposição de conteúdo privado.

Dos entrevistados, 82% protegem seus smartphones com senha ou código de acesso. No entanto, 43% compartilham as senhas com o parceiro e 49% usam a mesma senha em vÁrios dispositivos, aumentando a probabilidade de estes serem hackeados. Além de senhas, 60% dos entrevistados diz compartilhar com o parceiro o conteúdo do smartphone e 63% compartilha também contas de e-mail.

Outros dados apontam que entre os que enviam conteúdo íntimo, 76% os mandam para parceiros, enquanto 17% compartilham com desconhecidos. Mesmo assim, 91% das pessoas confia que seus parceiros não enviarão conteúdo íntimo ou informações privadas para outras pessoas (ingênuos), mas 75% diz que pede para o parceiro apagar as informações quando terminam o relacionamento.

A faixa etÁria entre 18 a 24 anos é a mais preocupada em acompanhar o que o parceiro faz na internet. 79% dos entrevistados olham o celular do seu parceiro para ver o conteúdo armazenado nele, incluindo mensagens e fotos. As pessoas que dizem entrar na conta do Facebook de seu parceiro pelo menos uma vez por dia somam 27%, enquanto 39% dos entrevistados admitiram também bisbilhotar o ex nas redes sociais.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.