Intel lança a linha Haswell-E (Core i7 série 5000) de processadores de alta performance

Bem como indicavam os rumores, saiu hoje o anúncio oficial dos novos processadores da linha Extreme Edition da Intel, codinome Haswell-E. Foram apresentados três modelos construídos na litografia de 22 nanômetros, compatíveis com os novos chipsets X99. Além da introdução da arquitetura Haswell, com benefícios em performance, as grande novidades destes processadores são o suporte às memórias DDR4 e a introdução do primeiro modelo com 8 núcleos para o segmento doméstico.

Veja as placas-mãe chipset X99 lançadas junto com os processadores Haswell-E


A linha Haswell-E estreia com três modelos: o Core i7 5960X, Core i7 5830X e Core i7 5820X. O 5690X é o primeiro modelo octa-core da família Extreme Edition, com clock base de 3GHz, 20MB de cache L3 e TDP de 140W. Na sequência, temos dois modelos bastante próximos: o 5830X e 5820X possuem seis núcleos, com frequências de 3.5GHz e 3.3GHz e 15MB de cache. A diferença entre os dois fica por conta do número de linhas PCIe 3.0 disponíveis: o 5830X possui 40 linhas, assim como o topo de linha 5960X, enquanto o 5820X estÁ limitado a 28.

- Continua após a publicidade -

Os novos processadores possuem suporte a até 10 conexões 6 Gb/s, um ou mais SATA-Express, slots M.2, suporte a 6 portas USB 3.0 e mais dois controladores para quatro portas USB 2.0, com um total de oito conexões neste padrão disponíveis.

Performance
JÁ começaram a aparecer alguns benchmarks da nova plataforma. Alguns testes indicam que a nova plataforma consegue ser 20% mais rÁpida na hora de codificar vídeos em 4K, 32% na renderização em 3D e 14% mais rÁpido em games, comparado ao antigo "rei da montanha" Core i7 4960X. O novo topo de linha jÁ estreia com um recorde de overclock: ele foi colocado para operar em 6.23GHz.

Também devemos realizar nossos testes com os novos processadores, colocando à prova seu desempenho e conferindo o que as novas tecnologias, como as memórias DDR4 SDRAM, tem para oferecer. Fique de olho por aqui para novidades!

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.