O que é RAID?

O Conjunto Redundante de Discos Independentes (RAID) é um mecanismo que permite a criação de um subsistema de armazenamento combinando vÁrios discos individuais, com a finalidade de ganhar desempenho e/ou segurança. Em outras palavras, RAID seria a utilização de dois ou mais discos rígidos (HDD) ou unidades de estado sólido (SSD) trabalhando em conjunto.

O RAID faz com que o sistema fique mais rÁpido por meio da técnica chamada de divisão de dados - conhecida como RAID 0 -, ou fique mais seguro por meio da técnica de espelhamento - RAID 1. Ambas as técnicas podem ser utilizadas em conjunto ou isoladamente. 

O RAID 0 funciona da seguinte maneira: ele unirÁ a capacidade dos dois HDDs ou dos dois SSDs (dois SSDs de 120GB serão "lidos" como um único de 240GB) e passarÁ a dividir os arquivos entre eles. Por exemplo: um arquivo de 10GB serÁ divido igualmente entre os dois SSDs (cada um recebe 5GB). Essa técnica faz com que a leitura do arquivo seja mais rÁpida, pois irÁ utilizar duas unidades de armazenamento ao mesmo tempo para acessar um arquivo.

JÁ o RAID 1  funciona como uma replicação. Os dois SSDs ou HDDs possuirão o mesmo conteúdo, para que, caso um deles pare de funcionar, o usuÁrio tenha o outro como forma de backup, dobrando a segurança dos dados. 

Lembrando que, por mais que as placas-mãe recentes estejam - em sua maioria - suportando RAID, não são todos os chipsets que permitem o uso dessa tecnologia. É importante ressaltar que o mecanismo não é limitado a apenas duas unidades de armazenamento; ele pode ser usado em três, em quatro etc.

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.