Índice do Artigo

Hardware

O que é IOPS (operações de entrada e saída por segundo)?

IOPS se refere ao número de operações por segundo que um disco consegue realizar. Trata-se de um medidor de desempenho bem comum quando se trata de discos rígidos (HDD), drivers de estado sólido (SSD) ou até armazenamento em rede (SAN). Quanto maior o IOPS, mais rÁpido se realiza leitura e gravações.

A quantidade de IOPS de uma tecnologia é muito importante para o sistema. Por mais que muitos digam que o número de operações por segundo só interfere no desempenho de aplicações, um IOPS baixo pode impactar diretamente no funcionamento de um aplicativo, podendo até inviabilizar a sua implementação.

Enquanto os HDDs conseguem chegar a um número por volta de 210 IOPS, os SSDs atingem valores próximos a 100.000 – como é o caso do SSD HyperX 3K, com 79.000 IOPS.

Como calcular o IOPS?
Você pode utilizar programas como o IOmeter, desenvolvido pela Intel, ou o IOzone. Mas existe outra maneira de saber qual o número de operações que seu drive estÁ atingindo; basta multiplicar o total de discos pelo tipo de RAID*.

* RAID 10 e RAID 0 são os tipos que proporcionam o maior número de IOPS possível.

Como conseguir o maior IOPS possível?
– Utilize unidades de alto desempenho – como SSDs HyperX.
– Utilize o tipo de RAID apropriado para performance (não vise o tamanho desejado). Um RAID 10 gera gera um desempenho melhor do que o RAID 5, por exemplo.
– Compre um drive que trabalhe com LUNs virtuais, ou seja, aloque dados nos discos conforme a necessidade deste dado (com isso, não é necessÁrio determinar o tipo de RAID).

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções