O que é a conexão M.2?

As conexões M.2 foram lançadas no primeiro semestre deste ano para substituir as antigas conexões Mini-SATA - ou mSATA, como pode ser chamado -, principalmente quando o assunto é SSDs. Com um tamanho menor, esse novo tipo de conexão possui o mesmo limite mÁximo de velocidade da SATA Express (10Gb/s) quando utilizada em comunicação SATA e começou a ser suportada pelas placas com chipset da série 9 da Intel.

A conexão M.2 consegue realizar a leitura dos dados armazenados sem necessidade de um controlador específico, o que a torna mais barata e fÁcil de ser implementada. Assim como a mSATA, que era uma conexão voltada para os notebooks, a M.2 serÁ padrão em quase toda placa-mãe com chipset série 9, o que inclui os computadores convencionais, pois seu ganho de desempenho sobre as conexões SATA3 atuais é considerÁvel.


Drivers mSATA são bem maiores que M.2

É importante ressaltar que existem quatro tamanhos diferentes para drives M.2: 42mm, 60mm, 80mm e 110mm. Contudo, nada impede a criação de novos produtos com espaço maior, projetados para oferecer drives mais compridos com mais memórias NAND e, consequentemente, maior capacidade de armazenamento.

- Continua após a publicidade -

A HyperX jÁ anunciou um produto com esse novo tipo de conexão na Computex 2014: os SSDs M.2 2280 SATA, que jÁ foram lançados e você jÁ pode conferir na pÁgina oficial. Vale lembrar que, essa tecnologia estreou junto com o lançamento dos chipset da série 9 da Intel - placas-mãe que recentemente chegaram ao mercado. Logo, em muitos casos, o upgrade de seu sistema é necessÁrio para quem quiser usufruir as vantagens de um SSD M.2.

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.