Lei vai obrigar carro autônomo do Google a ter controle manual durante os testes

No início deste ano, o Google causou um certo alvoroço ao revelar seu carro autônomo que não possui volante nem pedais de freio e acelerador. Pronto para testes nas ruas da Califórnia, ele vai ter que passar por uma adaptação antes de ir para as vias públicas. Isso porque o Departamento de Veículos Motores do estado criou uma lei que obriga carros autônomos a possuírem controles manuais (nesse caso, volante e pedais) antes de serem testados nas estradas.

A nova lei entra em vigor no dia 16 de setembro e o Google disse que vai se adequar a ela adicionando pedais e volante temporÁrios nos 100 protótipos que vão para as ruas. A empresa diz que estÁ tomando todos os cuidados necessÁrios.

Do outro lado, os reguladores também estão bem atentos. Tanto que negaram o pedido do Google de testar outros veículos autônomos, como motocicletas e caminhões.

Os carros autônomos do Google vão ser testados nas ruas a partir do próximo mês, jÁ com as adaptações feitas. Eles vão atingir velocidade mÁxima de 40km/h para que seja fÁcil controlÁ-los ou para evitar danos maiores caso haja um acidente. O Google espera que os modelos finais estejam prontos em poucos anos.

- Continua após a publicidade -

Para guiar sozinho, o carro elétrico utiliza uma combinação de sensores de laser, radar e uma câmera instalada no teto do veículo. Imagens divulgadas pelo Google mostram que o automóvel não tem capô na frente e as rodas são mais afastadas para os lados. A dianteira é fabricada em material macio, semelhante a uma espuma, para proteção dos pedestres em um possível atropelamento. E o para-brisa também é mais flexível.

Via Wall Street Journal.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.