Índice do Artigo

Apple

Cabo lightning do iPhone 6 pode ter plug USB reversível que conecta em qualquer posição

É possível que usuÁrios do próximo iPhone não passem por um dos maiores problemas da humanidade: acertar o lado do conector USB na hora de ligÁ-lo ao computador. De acordo com o blogger australiano Sonny Dickson, que possui uma certa credibilidade em relação a assuntos envolvendo a Apple, o iPhone 6 terÁ cabo lightning com USB reversível, que vai conectar de qualquer forma. Assim, ambos os lados passariam a ser reversíveis, jÁ que o lightning atual jÁ permite conectar ao iPhone ou iPad em qualquer orientação.

Dickson divulgou a informação em seu twitter, com uma imagem do novo cabo. Ela nos leva a crer que seja verídica porque o lightning da foto condiz com uma patente de USB reversível registrada pela Apple em julho deste ano.

Novo padrão USB

O design reversível é uma das características do novo padrão USB que, de acordo com o USB 3.0 Promoter Group, jÁ estÁ pronto para ser fabricado em massa. Chamado “USB tipo-C”, traz uma série de melhorias sobre o atual padrão USB 3.0. Além de solucionar o problema da posição correta, a nova conexão entrega mais velocidade de transferência, com limite teórico de até 10Gbps, suficiente para transferir um DVD em aproximadamente 4 segundos.

O novo USB também é capaz de alimentar com mais energia os periféricos ligados neste padrão. Enquanto a maioria dos conectores utilizados atualmente estão limitados a 1 ampere, o tipo-C serÁ capaz de alimentar 3 amperes, o que reduzirÁ o tempo necessÁrio para recarregar dispositivos através deste cabo, como smartphones. Outros dispositivos também poderão receber mais energia, com a possibilidade de alimentar periféricos com até 100W.

O “Tipo C” trarÁ um formato compacto semelhante ao visto nos conectores USB 2.0 Micro-B, o mais popular entre smartphones. Desta forma ele estÁ pronto para equipar dispositivos portÁteis e ultrafinos.

Porém, nem tudo é perfeito com o novo formato do USB. Diferente da maioria dos formatos utilizados até hoje, este não é retrocompatível com padrões anteriores. Apesar de ser possível ligar cabos do “Tipo C” com conexões USB em outros formatos, serÁ preciso o uso de adaptadores, por conta do tamanho diferente.

Embora possua o mesmo design, não estÁ confirmado se o lightning reversível terÁ as demais características da nova geração USB.

Via Mashable.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções