Graças a pesquisa brasileira, seu carro saberá que você está usando o celular


Usar o celular enquanto se dirige um carro nunca é uma boa ideia, mas às vezes é realmente difícil evitar pegar o smartphone "para dar uma olhadinha nas mensagens". Só que isso deve acabar em breve, pois uma equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estÁ desenvolvendo uma combinação de software e hardware que saberão que você estÁ usando o seu celular.

O sistema usarÁ uma pequena câmera no painel, localizada na frente do motorista, que buscarÁ filmar detalhes que mostrem que o motorista que estÁ no smartphone. De acordo com o programador Rafael Berri, os motoristas costumam olhar para vÁrias direções quando estão dirigindo. Quando eles estão usando o celular, porém, eles fixam o campo de visão numa faixa mais estreita, que fica bem à sua frente.

Para processar as imagens vindas da câmera, o sistema usa 3 passos. Primeiro, ele localiza o motorista e corta a imagem, para que ela mostre apenas o rosto e a Área em volta da face de quem estÁ dirigindo.

Depois, ele identifica quais pixels representam a pele, e cadastra a posição destes pontos na tela. Então a imagem é dividida para separar as regiões onde estão as mãos e onde estÁ o rosto do motorista. Para finalizar, o software calcula a probabilidade de quem estÁ dirigindo estar usando o telefone. Se concluir que o motorista estÁ usando o smartphone, ele emite um aviso. Via MIT Technology Review e Engadget.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.