NSA está criando software que elimina malware automaticamente antes do ataque

A Agência Nacional de Segurança Americana (NSA) estaria desenvolvendo um novo programa que eliminaria malwares automaticamente como estratégia de cyberdefesa. A informação foi divulgada pela Wired em um perfil meticuloso de Edward Snowden, responsÁvel por vazar centenas de documentos secretos da NSA.

Chamado Monstermind, o projeto criado pela agência americana poderia escanear os metadados da web para verificar sinais de um ataque em progresso. Identificada a ameaça, ele responderia automaticamente para neutralizar e retaliar o ataque. O software ainda estÁ em desenvolvimento e não hÁ informação sobre se ou quando ele serÁ implantado. Uma vez que entrar em funcionamento, vai representar uma enorme mudança do controle americano sobre a internet, parando, efetivamente, qualquer trÁfego considerado malicioso pela NSA.

Esta não é a primeira vez que alguém propõe a erradicação de malwares através do monitoramento da rede — o grupo SecDev adotou uma abordagem similar com um projeto chamado ZeroPoint. Porém, com acesso massivo ao trÁfego da web, a NSA estÁ muito bem posicionada para fazer esse controle.

A execução do projeto, no entanto, levanta uma dúvida central: poderia a Agência Nacional de Segurança Americana utilizar o software como desculpa para continuar vigiando as atividades dos usuÁrios na internet?

Via The Verge.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.