Novo USB está pronto: mais potência, velocidade de transferência e "encaixa de qualquer forma"

USB Tipo C ao lado do padrão A  e Micro-B

 

O futuro do bom e velho USB jÁ estÁ pronto. O desenvolvimento da versão Tipo-C do padrão mais popular de conexão foi finalizado e segundo o USB 3.0 Promoter Group, cooperação entre empresas de tecnologia responsÁvel pelo desenvolvimento desta tecnologia, jÁ estÁ pronto para ser fabricado em massa.

O "USB Tipo-C" traz uma série de melhorias sobre o atual padrão USB 3.0. Ele soluciona o antigo problema de encontrar a posição correta: serÁ possível conectar nas duas posições, funcionando indiferente da orientação do cabo. A nova conexão entrega mais velocidade de transferência, com limite teórico de até 10Gbps, suficiente para transferir um DVD em aproximadamente 4 segundos.

- Continua após a publicidade -

O novo USB também é capaz de alimentar com mais energia os periféricos ligados neste padrão. Enquanto a maioria dos conectores utilizados atualmente estão limitados a 1 ampere, o Tipo-C serÁ capaz de alimentar 3A, o que reduzirÁ o tempo necessÁrio para recarregar dispositivos através deste cabo, como smartphones. Outros dispositivos também poderão receber mais energia, com a possibilidade de alimentar periféricos com até 100W.

O "Tipo C" trarÁ um formato compacto semelhante ao visto nos conectores USB 2.0 Micro-B, o mais popular entre smartphones. Desta forma ele estÁ pronto para equipar dispositivos portÁteis e ultrafinos.

Porém, nem tudo é perfeito com o novo formato do USB. Diferente da maioria dos formatos utilizados até hoje, este não é retrocompatível com padrões anteriores. Apesar de ser possível ligar cabos do "Tipo C" com conexões USB em outros formatos, serÁ preciso o uso de adaptadores, por conta do tamanho diferente.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.