AMD revela detalhes da arquitetura octa-core Seattle ARM

A AMD divulgou alguns detalhes do Seattle, futura geração de processadores para servidores (linha Opteron) baseados na arquitetura ARM.

O Seattle possui um total de 8 núcleos Cortex-A57 de 64 bits, distribuídos em 4 módulos dual core, onde cada um compartilha 1MB de cache L2 - totalizando assim 4MB de L2.

A futura linha Opteron conta ainda com 8MB de memória cache L3, que "alimenta" todos os núcleos, coprocessadores, controlador de memória e controladora de E/S. Tanto o L2 quanto o L3 são do tipo 16-way associativo com proteção ECC. O sistema de ligação das memórias caches (incluindo ainda o L1 de instrução e dados) é totalmente coerente, ou seja, não deve haver discrepâncias entre instâncias dos mesmos dados armazenados em diferentes níveis do cache.

- Continua após a publicidade -

O Seattle conta com suporte às memórias DDR3 e DDR4 com canais de 72 bits e proteção ECC, suportando um total de 128GB de RAM (módulo mÁximo de 32GB) dos tipos RDIMM, SO-DIMM ou UDIMM, com taxa de transferência de 1866 MT/s.

Em termos de dispositivos de Entrada e Saída (E/S), a futura linha Opteron pode lidar com 8 portas Serial ATA de 6Gbps, duas Ethernet de 10Gbps, e PCI Express Gen3 de 8 camadas (x8, x4/x4 e x4/x2/x2). Vale mencionar que cada controladora PCIe pode operar independentemente nos modos Gen1, Gen2 e Gen3, sem afetar a velocidade das outras controladoras. O mesmo vale para as portas SATA, que pode se conecta com dispositivos nas velocidades de 3Gbps ou 1.5Gbps.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.