Museu do Videogame Itinerante rodará o Brasil com jogos clássicos dos últimos 40 anos

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) acabou de mapear o primeiro Museu do Videogame Itinerante do país. A instituição passarÁ por cidades de todos os estados brasileiros, permitindo que os visitantes joguem games em cerca de 200 games de todas as gerações nos últimos 42 anos. O Museu do Videogame foi criado em 2009 pelo jornalista e curador, Cleidson Lima.

Antes de entrar para o Ibram, o museu só abria as portas durante 15 dias por ano, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Agora, junto com a ajuda de patrocínios, a instituição vai rodar por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém , Brasília, Salvador e outras grandes cidades do país.

COLUNA: Video Games The Movie, ou hoje
 eu aprendi o que é videogame

O Museu do Videogame conta com games e consoles raros, como o Magnavox Odyssey (1972), o Atari Pong (primeiro console da Atari, de 1976), o Fairchild Channel F (1976), o Telejogo Philco Ford (primeiro videogame fabricado no Brasil, em 1977), o Nintendo Virtual Boy (primeiro console a rodas jogos 3D, em 1995), o Microvision (primeiro portÁtil com cartucho, de 1979), entre outras relíquias.

- Continua após a publicidade -

HÁ até consoles que são pouco conhecidos, como o Coleco Telstar Arcade e o Coleco Telstar Combat, ambos de 1997, o Action Max, de 1987, e até o Bandai Pip Pin Atmark, único videogame criado pela Apple, em 1995.

De acordo com o curador Cleidson Lima, o objetivo do Museu do Videogame Itinerante é preservar a história dos games, assim como o Canal 3: "não temos a intenção de ser o maior ou o melhor, mas sim mostrar ao público que os jogos eletrônicos precisam ser reconhecidos também como história, cultura e arte. Para as novas gerações de consoles existirem, como o Playstation 4, Xbox One, Wii U, entre outros, houve mais de quatro décadas de evolução".

Para mais informações, acesse a pÁgina oficial do Facebook do Museu do Videogame Itinerante. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game lançado em agosto de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.