Microsoft quer adicionar feedback tátil para as telas de seus smartphones e tablets


Usar smartphones e tablets hoje em dia é uma experiência basicamente visual e auditiva. Quase não usamos o sentido do tato Â– o que é estranho, pois mexemos nos aparelhos usando as mãos. A Microsoft quer mudar isso, e estÁ investindo em pesquisas para adicionar feedback tÁtil a seus smartphones.

Hong Tan, gerente de pesquisa da empresa, descobriu uma técnica que permite que a tela do dispositivo dê respostas físicas para o usuÁrio. Um exemplo disso são fazer com que a pessoa sinta como se tivesse clicado num botão ao apertar numa tecla virtual que apareça na tela. A tecnologia consegue até fazer o usuÁrio sentir uma certa resistência enquanto move uma pasta pela tela, ou inclusive sentir as texturas de um tecido Áspero.

Outro exemplo fornecido pela pesquisadora foi um teste feito com a capa com teclado embutido do tablet Surface. Ela adicionou para a capa um recurso feedback tÁtil que permite que o usuÁrio sinta as teclas do aparelho. Com isso, as pessoas digitaram mais rÁpido e com menos erros de digitação.

Alguns desses efeitos são obtidos enviando estímulos para a pele das pessoas, enquanto para atingir outros usa-se estímulos musculares. Um dos métodos que estão sendo pesquisados envolve colocar uma camada de um determinado material embaixo do vidro. Esse material se dobra quando submetido a uma tensão elétrica vinda de nossos dedos. Isso faz com que o vidro se dobre de maneira bem sutil, mas que pode ser percebida pelo nosso tato.

- Continua após a publicidade -

Claro que hÁ questões relacionados ao custo da tecnologia, e quanto ela afetaria o peso e o consumo energético dos aparelhos. Mesmo que o recurso não encontre seu lugar nas principais linhas de smarphones, ele ainda é uma excelente alternativa para deficientes visuais. A Fujitsu lançarÁ um tablet com este recurso no Japão em 2015. Via Engadget, Daily Mail e Ãœbergizmo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.