Hacker alega que consegue controlar aviões usando apenas seu celular com conexão Wi-Fi

O hacker e pesquisador Ruben Santamarta, que trabalha para a IOActive, alega que descobriu uma maneira de controlar o sistema de um avião usando apenas um dispositivo móvel com conexão Wi-Fi. O procedimento serÁ apresentado durante a conferência de hack Black Hat que acontece em Las Vegas nessa semana.

De acordo com Santamarta, o sistema de comunicações por satélite dos aviões estÁ cheio de vulnerabilidades: "aqueles dispositivos estão abertos para qualquer um. O objetivo da minha apresentação é ajudar a mudar essa situação". Usando a "engenharia reversa" de firmware, o hacker conseguiu controlar o equipamento do avião pelo sistema de entretenimento do próprio vôo

Os testes foram feitos apenas em no laboratório da IOActive, em Madrid, mas as vulnerabilidades apontadas por Ruben Santamarta foram confirmadas pelas próprias empresas de equipamentos de aviões - Cobham, Harris, Hughes e Iridium Communications.

Um dos "buracos" na segurança que foram apontados no sistema de todas as empresas pesquisadas foi a facilidade de conseguir as credenciais de segurança dos técnicos, uma vez que todas as peças do equipamento podem ser acessadas com a mesma senha. Ou seja, ao descobrir a senha, o hacker pode entrar em qualquer parte do sistema, incluindo os mais sensíveis.

- Continua após a publicidade -

A apresentação de Santamarta é uma das mais esperadas da conferência, aliÁs, não é todo dia que alguém alega ter encontrado falhas no sistema de comunicação de aviões. Se o hacker estiver certo, então celulares não causam interferência em aviões mas podem causar efeitos piores.

Via Fudzilla

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game lançado em agosto de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.