Pesquisadores criam vírus que infecta firmware do USB e não pode ser detectado

Pesquisadores alemães da empresa de segurança SR Labs descobriram que o firmware de qualquer dispositivo USB pode ser infectado e que a ameaça ali instalada passa impune pelos melhores antivírus. Karsten Nohl e Jakob Lell fizeram a descoberta ao tentarem instalar um software criado por eles no firmware do USB. O experimento funcionou e, mesmo que o dispositivo fosse formatado, o software continuava presente.

"O processo de limpeza sequer toca nos arquivos maliciosos", disse Nohl. A única maneira de encontrar o problema seria realizar um processo trabalhoso de engenharia reversa no firmware. E, para isso, é necessÁrio conhecimento profundo de programação.

Além de pen drives e HDs, teclados, mouses e qualquer outro periférico que é conectado via USB pode ser infectado. A vulnerabilidade possibilita que códigos maliciosos modifiquem arquivos do computador, redirecionem o trÁfego da internet e, até, tomem conta de toda a mÁquina. E ainda não hÁ saída para esse tipo de ameaça.

A recomendação dos pesquisadores é redobrar os cuidados com seus dispositivos USB e nunca conectÁ-los em computadores de terceiros ou ligados a redes não confiÁveis, mesmo que esse tipo de infecção ainda não esteja popularizada. Eles vão apresentar os resultados da pesquisa no dia 02 de agosto, durante um evento de segurança em Las Vegas.

- Continua após a publicidade -

Via Wired.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.