A partir de janeiro, carros autônomos poderão trafegar no Reino Unido

A partir de janeiro de 2015, carros começarão a trafegar por conta própria em ruas do Reino Unido. Isso porque o governo bretão anunciou que mudarÁ as leis de trânsito para que as montadoras possam testar veículos autônomos em suas ruas. As prefeituras poderão enviar suas candidaturas para se tornarem uma das 3 sedes dos testes dos carros autônomos.

O Departamento de Transporte do país criou um fundo de Â£ 10 milhões (R$ 37 milhões) para estimular pesquisas na Área. 2 tipos de carros autônomos serão testados: os totalmente independentes, que rodam sem motorista, e os que permitem passar o controle para as mãos de um piloto humano.

Os bretões, porém, não são os primeiros a dar espaço para a tecnologia. Em 3 estados dos EUA Â– Califórnia, Nevada e Flórida Â– jÁ existem leis que aprovam testes com carros que dirigem sozinhos. Contando apenas a Califórnia, o carro autônomo da Google jÁ dirigiu cerca de 480 mil quilômetros em estradas abertas. JÁ a Universidade de Michigan começou a construir uma cidade simulada para testar veículos do tipo.

Em 2013, no Japão, a Nissan realizou o 1ª teste público de veículo autônomo em rodovias públicas do país. A empresa também desenvolveu um carro que vai sozinho até os passageiros depois de ser chamado no celular. JÁ na Europa, a montadora sueca Volvo obteve permissão da prefeitura de Gothenburg para testar 100 carros sem motoristas, mas só deverÁ fazer isso em 2017.

Mas quando deveremos ter carros desses disponíveis para os consumidores? É difícil dizer, mas especulações indicam que o carro autônomo da Google pode chegar ao mercado daqui a 5 anos. A estimativa é de Anthony Levandowski, gerente do projeto do carro sem motorista da empresa. Via Telegraph, BBC e Engadget.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.