Jogar e assistir TV depois de um dia de stress piora ainda mais o cansaço, diz nova pesquisa

O Journal of Communication publicou hoje uma pesquisa que diz que jogar videogame ou assistir TV depois de um dia estressante de trabalho pode piorar o cansaço psicológico de algumas pessoas, e não relaxar, como muitos acreditavam. Os games, por exemplo, pioram a situação ao fazer o usuÁrio sentir culpa ao falhar.

Segundo a pesquisa, chamada de The Guilty Couch Potato: The Role of Ego Depletion in Reducing Recovery Through Media Use, nem todas as pessoas conseguem se sentir aliviadas ao jogar ou assistir TV. Os autores explicam que o indivíduo chega em casa com o psicológico abatido de stress e procura relaxar com alguma midia, mas o certo seria relaxar por meio de esportes, formas de arte ou até eventos sociais.

Os pesquisadores descobriram por meio de depoimentos dos entrevistados que a TV ou o videogame acabam sendo usados como procrastinação, em vez de relaxamento. Smarthphones e tablets também são culpados pelo sentimento de cansaço: "a disponibilidade de conteúdo comunicacional parece ser um peso e um fator de stress em vez de uma fonte de relaxamento".

Para ler a pesquisa completa, acesse o site do Jounal of Communication. Via Gamespot

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.