Índice do Artigo

Notícias

Cientistas criam bateria para carros mais barata, segura e com maior capacidade

Pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade de Tóquio descobriram uma maneira de desenvolver baterias para carros baseadas em lítio que possuem 7 vezes a densidade energética dos modelos atuais. Isso representa uma série de benefícios, como diminuir o custo das baterias, melhorar a segurança e aumentar a capacidade e a autonomia de veículos elétricos.

A equipe, que é liderada pelo professor Noritaka Mizuno, usou um novo material no eletrodo positivo da bateria, que foi obtido adicionando cobalto numa estrutura de cristal de óxido de lítio. De acordo com os cientistas, isso ajuda na reação de óxido-redução, que é quando os peróxidos são produzidos. Também é neste momento que a energia é gerada.

O resultado foi uma densidade de energia de 2.570 watt-hora a cada kg. Isso seria menos do que a densidade teórica da tecnologia de lítio-ar Â– que é de 3.460 watt-hora por kg. Mas o modelo proposto pelos cientistas japoneses traz uma vantagem: por possuir um design fechado, ele é mais estÁvel Â– e, consequentemente, mais seguro.

Porém, como todos os projetos de pesquisa sobre baterias atuais, ainda hÁ um caminho a ser percorrido até que a tecnologia possa ser usada na prÁtica. Mesmo que a equipe não tenha citado nenhuma grande desvantagem ou problema aparente, muitos testes terão de ser feitos com a tecnologia antes dela chegar ao mercado. Mas não deixa de ser um bom indicativo de que as baterias estão evoluindo, e tornando carros elétricos cada vez mais viÁveis. Via Venture Beat e Nikkei Technology.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções