Computadores do Planalto foram usados para alterar páginas da Wikipédia a favor de políticos

Onze computadores do Planalto Central foram usados para alterar pÁginas na Wikipédia em benefício de políticos entre 2008 e 2014. Isso quer dizer que alguns artigos na rede foram reescritos a fim de incluir elogios ou críticas negativas vindas de rivais e outros artigos ainda foram editados para retirar críticas que pudessem manchar a imagem de candidatos, partidos ou rogramas governamentais.

O levantamento é da Folha de São Paulo, que teve acesso a endereços de IP registrados em nome do Sepro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Presidência da República. Com a investigação, o jornal apurou que as pÁginas do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) e do ex-governador José Serra (PSDB-SP) estavam entre as publicações modificadas.

No caso de Alexandre Padilha, o artigo fazia, em 10 de junho de 2013, menção ao programa Mais Médicos, sendo este abertamente elogiando no texto como um dos maiores pretextos positivos para colaborar na disputa do membro do PT ao governo de São Paulo neste ano.

Com José Serra, um trecho da pÁgina do representante do PSDB, em março de 2010, destacava que "se eleito presidente, [Serra] pretende, como uma das suas metas, acabar com todas as empresas estatais e sucatear todas as empresas públicas". Na época, Serra concorria com Dilma Rousseff à Presidência do Brasil e, na mesma campanha, desmentiu as informações contidas na pÁgina.

- Continua após a publicidade -


Outros casos 

A Folha de São Paulo também adiciona que, em junho de 2013, durante os protestos de rua liderados pelo Movimento Passe Livre (MPL), a pÁgina do grupo foi alterada por um IP também do Sepro que dizia que o MPL "se utiliza [...] de depredação e violência para alavancar reivindicações". O mesmo artigo ainda descrevia que a defesa da tarifa zero pelo MPL ignora que "todo aumento de gasto público implica menos orçamento" para a saúde e a educação.

Além disso, outras edições foram constatadas em pÁgina relacionadas ao governo brasileiro, como as da Lei Rouanet e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). As edições, contudo, não estão relacionadas a informações incorretas que privilegiem prejudiquem algum órgão público ou político, mas apenas à retirada de informações por não seguirem o padrão de postagem pedido pela Wikipédia. 

Via Folha de São Paulo

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.