Ford apresenta tecnologia que aciona serviço de emergência automaticamente


A Ford apresentou nesta semana um sistema que faz ligação automÁtica para o SAMU caso o veículo se envolva em algum acidente. Integrado ao programa de conectividade SYNC, ele informa a localização da ocorrência e bota o condutor do veículo em contato com o resgate. A tecnologia vai estar presente no novo Ford Ka.

Para o funcionamento da assistência de emergência é preciso que um celular esteja pareado com o sistema SYNC no veículo, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível – que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos –, o SYNC realiza uma chamada automÁtica através do telefone celular pareado para o serviço de emergência 192, o SAMU.

Uma mensagem introdutória então é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate jÁ estarão registradas.

Abaixo, um vídeo demonstrativo da tecnologia liberado pela Ford.

- Continua após a publicidade -


Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.