Nova tecnologia promete internet 10 vezes mais rápida para substituir protocolo TCP/IP

Desde que a internet tomou forma, o protocolo de transmissão de dados mais utilizado é o TCP/IP. Porém, segundo pesquisadores, ele pode ser bastante ineficiente e, às vezes, inseguro. Isso tornaria a rede mais vulnerÁvel a espionagem e roubo de informações. Para mudar essa realidade, cientistas da Universidade de Aalborg, MIT e Caltech criaram uma tecnologia chamada "network coding" que, além de entregar internet com velocidade 10 vezes superior, faz a criptografia dos dados.

Atualmente, os nós da rede reencaminham os pacotes de dados exatamente como receberam. A network coding seria capaz de redirecionar e recodificar esses pacotes, evitando que, no meio do caminho, eles sejam interceptados. Os nós também podem receber os pacotes em qualquer ordem, o que não é possível no protocolo atual mais utilizado.

O pesquisador da Universidade de Aalborg Frank Fitzek relata que os experimentos estão tendo sucesso, com velocidades entre 5 e 10 vezes superiores às do TCP/IP. Essa tecnologia poderia ser utilizada em comunicação com satélites, internet móvel — pode ser a chave para criação das redes 5G no futuro — e internet para desktops.

Via Olhar Digital.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.