Bot aponta que governo russo editou artigo da Wikipédia sobre queda de avião na Ucrânia


Na quinta-feira, um avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo foi derrubado na Ucrânia, numa situação que ainda não ficou muito clara. Por enquanto, as evidências apontam que um míssil terra-ar foi disparado de uma Área da Ucrânia controlada por separatistas pró-Rússia. Agora, um bot que gerencia uma conta no Twitter identificou que alguém de dentro do governo russo editou a seção pÁgina da Wikipédia sobre quedas de aeronaves que falava sobre a queda do avião na Ucrânia.

A conta no Twitter se chama RuGovEdits, e foi criada para monitorar as edições em artigos da Wikipédia vindas de endereços de IP pertencentes ao governo da Rússia. Ela verificou que um desses endereços de IP alterou uma frase da seção do artigo em russo que fala sobre a queda do voo que apontava que o avião havia sido derrubado por terroristas.

Após as alterações, a frase dizia que a aeronave foi abatida por soldados ucranianos. A alteração foi feita de dentro de uma rede de radiofusão estatal russa chamada All-Russia State Television and Radio Broadcasting Company (VGTRK). Via The Verge e Telegraph.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.