Google fecha acordo com empresa farmacêutica para produção de lentes de contato com fins médicos

O Google confirmou que fechou um acordo com a divisão ocular Alcon da companhia farmacêutica Novartis para o desenvolvimento da lente de contato com fins médicos, apresentada em janeiro. As duas empresas vão criar lentes que possuem sensores não invasivos, microchips e outros eletrônicos miniaturizados.

O gadget para os olhos terÁ duas funções. A primeira, serÁ controlar os níveis de glicose de diabéticos medindo a quantidade de açúcar das lÁgrimas, enviando os dados para o smartphone ou tablet. A segunda serÁ ajudar aqueles que possuem hipermetropia a restaurar o foco natural dos olhos em objetos próximos.

O papel do Google na parceria serÁ o de desenvolver os pequenos componentes eletrônicos necessÁrios para a coleta de dados e cuidar do design dos chips de baixa potência e da sua fabricação. A Alcon, por outro lado, vai aplicar seu conhecimento médico na criação de versões comerciais da lente de contato inteligente. "Nosso sonho é usar a mais recente tecnologia na miniaturização de eletrônicos para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas", diz o co-fundador do Google Sergey Brin.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.