Pesquisadores conseguem velocidade recorde de 10 Gbps usando clássicos fios de cobre

A fibra óptica é a aposta das provedoras para suprir demandas cada vez maiores de velocidade, mas pesquisadores dos laboratórios da Alcatel Lucent Bell podem ter mostrado que olhar para trÁs também pode ajudar a ir pra frente. Com os bons velhos cabos de cobre, os cientistas alcançaram a velocidade de 10 Gbps, segundo eles, um novo recorde mundial.

A tecnologia, porém, ainda em fase de protótipo, conseguiu atingir essa rapidez numa distância de apenas 30m, conseguindo taxas de 1 Gbps de download e upload em 70m. As distâncias de transmissão são justamente o ponto chave para o potencial comercial de uma tecnologia assim, então é justo pensar que as empresas de internet não vão abandonar todo seu investimento para correr e voltar ao cobre antes dos próximos avanços nessa pesquisa. Via Engadget

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.