[Rumor] GTX 990 será lançada em 2015 já em 16nm

Nos últimos dias vem surgindo uma série de supostos vazamentos por parte da Nvidia. JÁ apareceram as primeiras imagens da placa GTX 880 com o chip GM204 e, apesar de vir com a nova arquitetura Maxwell, a litografia possivelmente serÁ ainda em 28 nanômetros, e irÁ compor esta segunda onda de placas Maxwell os modelos GeForce GTX 860, 870, 880 e 880Ti. Por conta da maior eficiência dos chips Maxwell sobre os Kepler, rumores apontam a hipótese da nova placa topo de linha da geração 800 vir com menos núcleos de processamento grÁfico que a GTX 780Ti.

Por conta desta pisada no freio na troca de litografia, informações do site SemiAccurate indicam que a Nvidia farÁ uma mudança importante na geração 900: irÁ pular a litografia de 20 nanômetros, reduzindo suas placas diretamente para 16 nanômetros, nesta que serÁ a terceira onda de placas com a arquitetura Maxwell com o chip GM204B. As primeiras placas com esta revisão chip Maxwell chegariam no começo do ano que vem, equanto o topo de linha da nova geração, a GTX 990, sairia ainda em 2015.

Ainda não estÁ claro o cronograma nem a nomenclatura que a Nvidia irÁ usar nestas novas gerações. Os palpites variam desde a sequência direta, com a segunda leva das Maxwell como geração 800 e a nova geração com nova litografia como a geração 900, como também hÁ rumores afirmando que a empresa irÁ apenas trazer um novo sufixo nas placas com menor litografia, com a topo de linha se chamando GeForce GXT 880+, por exemplo. 

Via Tweaktown, SemiAccurate

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.