Google irá tirar o Orkut do ar em setembro

[+update]: A Google enviou um comunicado oficial sobre o fechamento do Orkut. A rede social será encerrada até o dia 31 de setembro, e os usuÁrios terão até o dia 31 de setembro de 2016 para realizarem a cópia de suas fotos e conteúdos, através do recurso Google Takeout.

O comunidado oficial, na íntegra:

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

- Continua após a publicidade -

[+texto original]: Este é o fim. Depois de ser a rede social mais popular no Brasil, o Orkut sofre o resultado da concorrência externa do Facebook e até mesmo interna, com a criação do Google+. De acordo com matéria publicada na Folha, a rede social serÁ desativada pelo Google até o final deste ano.

Segundo a matéria, a partir de hoje (30/06) jÁ não serÁ mais possível ativar novas contas. Os usuários terão um período de transição, até o final do ano, para salvarem seus dados e fotos, e também poderão migrar seus perfis para o Google+. O plano da Google é extinguir até mesmo o domínio "Orkut.com", que voltará a Orkut Büyükkökten, engenheiro da Google que criou a rede social.

O grande legado do Orkut, porém, não será apagado: a Google tem planos de manter as Comunidades, um dos principais recursos da rede social. Isto significa que as gerações futuras poderão ter contato com as pérolas de nossa época, como as comunidades "Odeio Segunda-Feira" ou "Amigos do cabo Umberto Sebastião Batista - o cabo USB". Estas páginas, porém, estarão estáticas, sem possibilidade de adicionar novos posts.

Apesar de toda a brincadeira com os nomes e temas excêntricos, as comunidades são o recurso que, para muitos, as redes sociais concorrentes não foram capazes de implementar de forma eficiente. Além das milhares com temática humorística, diversas destas comunidades funcionavam como um local para troca de informações e experiências.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.