Preço da ligação entre operadoras diferentes deve cair 90% até 2019 no Brasil

Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma norma para que as operadoras reduzam o custo das ligações entre a mesma operadora e operadoras diferentes. Até 2019 o custo de uso da rede móvel deve cair em 90%, reduzindo o valor médio de R$0,23 para R$0,02.

"Esta redução de preços de interconexão deverÁ se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverÁ aumento da competição no setor", diz a Anatel. "Com a medida deliberada hoje, espera-se que os preços off-net (para telefones fora da operadora de origem) se tornem mais próximos dos preços on-net. Assim, o consumidor não precisarÁ de vÁrios aparelhos celulares ou vÁrios chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net."

A partir da vigência da norma, as tarifas vão ser reduzidas gradativamente até o valor esperado. As reduções decididas nesta semana abrangem o período de 2016 a 2019. Também são esperadas reduções significativas nas tarifas de telefones fixos e nos valores de Exploração Industrial de Linha Dedicada.

Via Anatel.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.