Índice do Artigo

Google

Google trocará runtime do Android por versão com maior velocidade e duração de bateria

Junto do Android 4.4 KitKat, a Google introduziu opção alternativa de runtime, chamada Android Runtime (ART), que pode ser usada no lugar do Dalvik, que é a escolha padrão desde a criação do sistema. Na próxima atualização do Android Â– seja ela a 4.5 ou a 5.0 Â– isso irÁ mudar, e o ART se tornarÁ o runtime padrão do sistema.

Runtime é, basicamente, o software responsÁvel por rodar os aplicativos nos dispositivos Andorid. Por isso, o Dalvik é encontrado em smartphones, tablets e até smart TVs. Com a introdução do ART, os dispositivos que receberem a nova versão do sistema operacional da Google terão aumento na duração de bateria e melhora de desempenho. A contrapartida é que ele deverÁ ocupar mais espaço no telefone, e aumentar os tempos de instalação dos aplicativos.

É vÁlido notar que, na versão atual do Android, o ART ainda não possui compatibilidade total com certos games e aplicativos, como Whatsapp, Angry Birds Go! e Bittorrent. Mas o provÁvel é que os desenvolvedores atualizem seus apps antes da próxima versão do Android sair. E é claro que a Google deverÁ trazer vÁrias otimizações para o ART antes de tornÁ-lo o runtime padrão, aumentando a compatibilidade com os aplicativos. Via Phone Arena, Engadget e Android Authority.

Testando o ART
Quem possui os dispositivos Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7 ou Nexus 10 jÁ pode testar o ART. Para isso, basta habilitar os opções de desenvolvedor, indo em Settings -> About, achando o “build number” e clicando nele diversas vezes. Depois, é preciso entrar nas opções de desenvolvedor, e ir até “Select runtime”. Ali, selecione a opção “ART”. Agora, seu dispositivo irÁ reiniciar e converterÁ todos os seus aplicativos para ART, num processo que leva cerca de 20 minutos.

Recomenda-se que apenas usuÁrios avançados tentem isso, e tudo que você faz é por sua conta e risco. E, claro, tenha em mente que nem todos os aplicativos são compatíveis com o ART no momento, então nem tudo deve funcionar tão bem quando antes. Apesar disso, os aplicativos compatíveis deverão rodar mais rÁpido. Via Phone Arena.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções