Índice do Artigo

Segurança

Hackers criam "kit caseiro" para qualquer pessoa poder copiar os aparelhos de vigilância da NSA

O programa secreto de espionagem da NSA, revelado por Edward Snowden no ano passado, gerou não só uma repercussão incrível, mas também mostrou ao mundo um novo “aparelho de escuta”. O RF retro reflector pode ser grampeado a computadores e smartphones e enviar as informações monitoradas via rÁdio, ou seja, o dispositivo espionado nem precisa estar conectado à internet. Usando os documentos vazados por Snowden, um grupo de hackers conseguiu reconstruir o retro reflector de forma caseira, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre segurança contra espionagem.

O dispositivo requer uma quantidade mínima de energia, conseguindo-a do próprio aparelho onde estÁ conectado e usa uma variedade de bandas de rÁdio para transmitir as informações que coleta, não se restringindo ao simples AM e FM, ele pode enviÁ-las até via Bluetooth. As habilidades atribuídas aos aparelhos “originais” da NSA incluem captura de imagens da tela, gravação das teclas digitadas e até escuta dos sons do ambiente.

Michael Ossman é o nome do hacker à frente do “projeto”. Ele é responsÁvel pelo website Great Scott Gadgets, onde estÁ à venda a primeira versão do seu retro reflector caseiro, o HackRF. Agora, com ênfase na conscientização e segurança dos usuÁrios comuns, ele criou com outros hackers um novo site, o NSA Playset (jogo de brincar da NSA) que faz paródia com comerciais de brinquedos “agora você pode brincar junto com a NSA!”. Futuramente serÁ disponibilizado nesse endereço uma série de maneiras simples, de fÁcil acesso, para os usuÁrios em geral poderem melhorar a segurança de seus aparelhos.

Quanto ao retro reflector feito por “engenharia reversa”, Ossman vai mostrÁ-lo e falar mais dele durante a Defcon, uma conferência para “hackers do bem” que acontece em agosto deste ano, em Las Vegas. Via NewScientist.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções