Nokia pode ter pago milhões de euros a chantagistas para proteger o Symbian

A Nokia pode ter pago milhões de euros a chantagistas para impedir o lançamento de um código que espalharia malware por todo o Symbian entre 2007 e 2008, quando o sistema operacional era o mais utilizado. De acordo com a MTV da Finlândia, a empresa foi extorquida por um grupo de pessoas que obtinham a chave que permitia a qualquer desenvolvedor certificar os apps do Symbian. Isso lhes dava permissão para acessar as Áreas mais profundas do celular. A polícia finlandesa confirmou à Reuters que estava investigando o caso.

A MTV disse que os chantagistas conseguiram a chave de criptografia para uma parte especial do Symbian e ameaçaram tornÁ-la pública. A Nokia teria realizado o pagamento para impedir que isso acontecesse. Ela estava na esperança, também, de que pudesse pegar os culpados. Porém, ao depositar o dinheiro no estacionamento de um parque de diversões, os extorquistas conseguiram pegar a grana e fugir – como nos filmes. Seis anos depois, o caso ainda não foi solucionado.

Mesmo que os ladrões do código não tenham sido pegos, parece que, ao menos, eles cumpriram com o "acordo". A história não manchou o nome do Symbian e ganhou apenas uma nota de rodapé na história do sistema.

Via Reuters.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.