Google quer que os balões de internet estejam funcionando pra valer no ano que vem

O Google pretende que seus balões de internet jÁ estejam funcionando pra valer em pelo menos um país no ano que vem, quando o Projeto Loon chega ao segundo aniversÁrio. A informação foi revelada ao Wired pelo líder do laboratório Google X, Astro Teller.

No último sÁbado fez um ano que o Projeto Loon, do Google, foi apresentado pela empresa com a ambiciosa missão de levar internet aos lugares remotos através de balões. Desde então, a companhia desenvolveu o projeto e iniciou os testes. O Piauí foi o primeiro estado brasileiro que testou os balões.

Ao invés de distribuir Wi-Fi, como estava previsto nos planos iniciais, o Google resolveu distribuir o sinal 4G. A rede permitiria mais conexões ao mesmo tempo e velocidades de até 22MB/s para uma antena instalada em determinado lugar e 5MB/s para um smartphone.

Embora o objetivo do Loon seja levar internet para lugares remotos, algumas informações indicam que o Google pretende lucrar com os balões preenchendo lacunas da cobertura LTE das operadoras em Áreas povoadas. Mas essa é uma possibilidade secundÁria. O Loon ainda precisa evoluir, mas o Google estÁ otimista. O diretor de projeto do Google X Mike Cassidy disse que a companhia jÁ passou do ponto no qual hÁ uma chance maior de 50% de que os balões funcionem como o esperado.

- Continua após a publicidade -

Via The Verge.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.