Piauí é o primeiro estado do Brasil a receber os balões de internet do Google

O Piauí foi o escolhido pelo Google para iniciar os testes no Brasil do balão que vai levar internet a comunidades rurais e remotas. Na tarde de hoje, a empresa soltou cinco balões com conexão 4G em Teresina, capital do estado. Outra cidade piauiense, Campo Maior, também foi selecionada, no final de maio, para fazer parte do projeto. Durante uma hora alunos de uma escola da zona rural do município tiveram aula conectados à rede pela primeira vez. Depois disso, os balões que sobrevoavam a cidade foram desativados. Apenas os lançados hoje vão continuar ativos. Eles vão ficar na estratosfera por 100 dias e serão guiados pelo vento.

O presidente do Google Brasil, FÁbio Coelho, disse que o Piauí foi escolhido para que a companhia possa ver como os balões se comportam em regiões mais quentes. Outros testes jÁ foram feitos em lugares frios e em altas latitudes, fora do Brasil. Ele diz que pretendem lançar mais balões em outras cidades do país, mas primeiro vão acompanhar as informações dos recém-lançados.


Instalação do receptor de sinal 4G na escola de Campo Maior

Quem também acompanhou a subida dos balões foi Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações. Ele revelou que foi o responsÁvel por indicar ao Google que o Piauí fosse selecionado e lembrou que, no estado, apenas 27% dos domicílios possuem acesso à internet. É o pior nível do país.

- Continua após a publicidade -

O projeto do Google que prevê levar internet a locais distantes chama-se Loon, e foi anunciado pela companhia hÁ um ano. Os balões funcionam com ar quente e os componentes eletrônicos responsÁveis pela emissão do sinal são alimentados por energia solar. Abaixo, um vídeo de como a tecnologia funciona.


Via G1.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.