O que é o recurso TRIM e para que ele serve?


Grande parte dos usuÁrios que possuem um SSD não sabem da existência do recurso TRIM, uma função própria para essas unidades de armazenamento que serve para melhorar a performance. É bom lembrar, antes de tudo, que esse recurso só é disponível para os sistemas Windows 7, Mac OS X Lion, Linux kernel 2.6.33 ou sucessores. Outro detalhe importante a ser destacado é que nem todo SSD é compatível com essa função - os HyperX 3K suportam o recurso.

À medida que o SSD é utilizado, são acumulados conjuntos de blocos que contêm dados gravados, mas que o usuÁrio jÁ deletou. O SSD aguarda até poder deixar um grupo destes blocos disponível para, então, liberar fisicamente a memória de todos eles juntos. Essa seria uma limitação do SSD, que precisa reunir grupos maiores de blocos (normalmente 512kb), para então deletÁ-los.

O TRIM, então, é um comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD estão realmente em uso, ou estão livres. Ele facilita a identificação desses dados apagados, mas que ainda ocupam os blocos, melhorando o desempenho da unidade de armazenamento no momento que reorganiza os blocos de dados invÁlidos (conhecido como "Garbage Collection"), agilizando esse processo de "limpeza" dos blocos.

Como a durabilidade e a performance do SSD estão relacionadas com a quantidade de ciclos em que são escritos e apagados os dados nestes blocos, então o uso do TRIM é um fator importante para aumentar a durabilidade do SSD, assim como seu desempenho. 

- Continua após a publicidade -

Como ativar o recurso TRIM? *
Abra o prompt de comando e digite a seguinte linha: 
fsutil behavior set disabledeletenotify 0

Como desativar o recurso TRIM? *
É só digitar a mesma linha citada acima e trocar o número final "0" por "1":
fsutil behavior set disabledeletenotify 1

* Só digite esses comandos no prompt se você tiver um sistema operacional que suporta o recurso e se você tiver um SSD.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.