Apple revela o Mac OS X Yosemite; novo sistema permite atender ligações do iPhone

A Apple acabou de revelar o seu novo sistema operacional para desktops, o Mac OS X Yosemite. Antes de passar a palavra para Craig Federighi, vice-presidente sênior da engenharia de software da companhia, Tim Cook, o CEO da empresa, disse que o novo sistema foi projetado para trabalhar de forma mais integrada ao iOS. Tanto que é possível atender às ligações do iPhone diretamente no Mac. Além disso, o Air Drop agora funciona entre os dois SOs. O anúncio foi feito na Worldwide Developers Conference, a conferência de desenvolvedores da companhia.

Federighi explicou que o foco da empresa com o Yosemite foi na clareza, usabilidade e na mudança para fontes mais "limpas" em todo o sistema. Como o esperado, o design segue a mesma linha do iOS 7, com fundos translúcidos que se alteram conforme a tela que estÁ de background. Além disso, ele vem também com um novo "modo dark" que deixa a barra de ferramentas com um cinza padrão, para quem não gosta da translucidez.

- Continua após a publicidade -

A central de buscas do OS X Spotlight também recebeu melhorias. Além de pesquisar por aplicativos e arquivos, também é possível buscar por pessoas que estejam cadastradas nos seus contatos. Ao digitar a busca, o resultado é similar ao visto no Google, aparecendo no centro da tela. CalendÁrio e iMessage também se adequaram ao novo design.

O navegador Safari, de acordo com Federighi, estÁ mais poderoso do que nunca. O campo de pesquisas oferece, agora, uma lista dos sites mais visitados e sugestões do Spotlight no campo de endereço. Para quem utiliza muitas abas, vai ser possível alterar entre elas através de uma barra lateral.

O Yosemite chega no segundo semestre e a atualização serÁ gratuita. A versão para desenvolvedores jÁ estÁ disponível para download. Via Engadget.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.