Facebook e usuários vão ser investigados pela PF por ataques ao PT

O Facebook Brasil e pelo menos quatro usuÁrios vão ser investigados pela Polícia Federal por causa de ataques ao PT e ao ex-ministro Fernando Pimentel, que deve se candidatar ao governo de Minas Gerais nas eleições deste ano. O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação pedindo que seja apurada a responsabilidade da rede social em crimes eleitorais que estariam sendo cometidos por usuÁrios anônimos em grupos do Facebook. Esses usuÁrios, de acordo com o partido, estariam caluniando e difamando o PT.

A ação utiliza como base os artigos 323 a 326 do Código Eleitoral que caracterizam como crime a divulgação de fatos que não são verdadeiros ou calúnias contra partidos ou candidatos com fins de propaganda. Os artigos condenam, também, ataques à reputação e ofensas à dignidade ou decoro.

Outra ação, essa apresentada por Pimentel, acusa quatro usuÁrios de promoverem um "verdadeiro achaque à sua figura em duas pÁginas" do Facebook. A rede social também estÁ inclusa na ação, jÁ que ela é responsÁvel, de acordo com o documento, por hospedar as pÁginas ofensivas e não retirÁ-las do ar depois de denúncias feitas ao conteúdo. O site ainda não se pronunciou sobre a investigação. Via Estadão.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.