AMD acusa GameWorks de prejudicar desempenho de suas GPUs; Nvidia nega


Concorrentes no mercado de placas de vídeo, Nvidia e AMD não estão se mostrando muito amigÁveis recentemente. Tudo começou com uma reportagem da Forbes, onde o relações públicas da AMD, Robert Hallock, acusou a Nvidia de prejudicar a otimização das GPUs AMD em jogos que utilizam os recursos Nvidia GameWorks.

"O GameWorks representa uma clara e presente ameaça aos gamers, ao prejudicar deliberadamente o desempenho em produtos da AMD, que representam 40% do mercado, para aumentar a margem em favor dos produtos da Nvidia", disparou Hallock. Ele alega que os desenvolvedores que participam do GameWorks ficam proibidos de aceitar sugestões da AMD que melhorariam o desempenho, ao serem inseridas no código de determinados games.

Hallock também acusou o GameWorks de atrapalhar o trabalho da AMD no desenvolvimento dos drivers de otimização. "A ofuscação do código dificulta nossos drivers para otimizações, jÁ que as características do jogo estão escondidas atrÁs de vÁrias camadas de rotinas não-óbvias e sinuosas. "Essa mudança coincide com a decisão da Nvidia de remover todas as amostras de códigos Direct3D de seu site, que foi substituída por uma pÁgina 'nos contate para licenciamento'. A AMD não se envolve em apoiar ou tolerar tais atividades".

- Continua após a publicidade -

Essas acusações logo foram respondidas pela Nvidia que, como era de se esperar, negou absolutamente tudo. "Nunca ouvi isto da AMD antes, e é algo um pouco misterioso para mim", disse o diretor de engenharia da Nvidia, Cem Cebenoyan."Nós não restringimos a ninguém esse acesso [aos desenvolvedores], por causa de nossos acordos. Nem com Watch Dogs ou com qualquer outro título".

Cebenoyan defende que os acordos da Nvidia com desenvolvedores são feitos com o objetivo de melhorar a experiência para os gamers, principalmente os que possuem uma GPU da Nvidia. Ele explica que a empresa se reúne com as equipes de desenvolvimento dos games que utilizarão recursos do GameWorks antes mesmo deles serem revelados, como aconteceu com Watch Dogs, por exemplo.

Quando foi perguntado se a Nvidia permitiria que a AMD contatasse a Ubisoft e sugerisse como otimizar melhor o game, Cebenoyan respondeu que sim. "Eles estão absolutamente livres para fazer isto". E também disse que não hÁ nada no Nvidia Gameworks que atrapalhe o desempenho de GPUs da AMD. Via VG24/7

Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.