Índice do Artigo

Games

Como acabar com o lag dos games?

Quantas vezes ficamos bravos por causa de um lag no meio do jogo, às vezes até naquelas horas decisivas – chefes, teamfights ou até quando estamos fazendo uma troca com outro jogador? Não existe coisa mais estressante do que travamentos ou uma resposta demorada do jogo. Existem vÁrias causas de lag e, portanto, vÁrias soluções: 

1 – Lag com travamentos:

É quando o game começa a congelar ou travar em algumas partes. Isso acontece, na maioria das vezes, quando hÁ uma baixa velocidade na transferência de dados do HD para a memória RAM ou da memória RAM para a CPU e a placa grÁfica. Se existe algum ponto nesse caminho em que a transferência não estÁ sendo realizada com uma boa velocidade, o jogo poderÁ travar.

Soluções: 
Otimize as configurações do Windows para um desempenho mais eficiente possível. Qualquer hardware, mesmo os melhores, irão travar se a BIOS ou as configurações não estiverem corretas.
. Verifique se sua placa-mãe não estÁ superaquecendo. Temperaturas que passam os 85ºC podem causar lags. Programas como EVGA Precision e MSI Afterburner podem ajudar nessa parte. Se estiver acima do normal, limpe o cooler; e, se nem isso resolver, troque a pasta térmica de seu processador.
. Atualizar seu HDD velho por um SSD – como o da linha HyperX-, pode reduzir muito esse tipo de lag.
. Aumentar a quantidade de memória RAM também gera uma melhor jogabilidade, jÁ que mais dados podem ser mantidos. 4GB é o espaço mínimo para rodar os jogos mais recentes sem qualquer problema, então nossas dicas são as memórias Predator ou as mais novas Fury.
. E, claro, quanto mais VRAM você tiver, mais os dados dos jogos podem ser executados.
. Se nada der certo, tente diminuir as configurações de textura do game em particular. 

2 – Lag grÁfico:

Acontece quando o sistema não consegue produzir uma quantidade de Frames por Segundo para rodar o game. Um exemplo clÁssico é quando uma habilidade de um inimigo é muito grÁfica e acaba diminuindo significativamente a velocidade do seu jogo, fazendo com que suas ações demorem mais tempo para serem refletidas na tela.

Soluções: 
. Antes de mais nada verifique se é esse o tipo de lag que estÁ ocorrendo no seu computador. Para isso, utilize algum utilitÁrio gratuito FRAPS para medir seu framerate real. Se você estiver recebendo sérias variações – chegando em número menor que 20 FPS -, você estÁ com problemas.
. Otimize as configurações do seu Windows, como estÁ no link no começo do texto.
. Personalize as configurações do jogo. Opções como antialiasing e oclusão ambiental podem reduzir  o framerate drasticamente.
. Diminua a resolução do game, se for necessÁrio.
. Se nada melhorar o lag, atualize seu hardware com uma nova placa grÁfica, dando uma atenção maior à taxa mínima de FPS que a placa consegue gerar. 

 3 – Lag no controle:

A jogabilidade não estÁ confortÁvel mesmo depois de ajustar a sensibilidade do mouse ou do controle? Ou demorou muito para virar para a direita e acertar aquele sniper camper? Provavelmente você estÁ com lag de controle.

Soluções: 
. Certifique que seus drivers de dispositivo estão todos atualizados e configurados corretamente.
. Não utilize configurações como Smoothing Mouse ou aceleração do mouse, isso pode afetar a resposta a movimentos do seu mouse.
. Desabilite o VSync. Se depois de desabilitar, a tela ficar “rasgando”, habilite-o novamente e utilize o Triple Buffering.

4 – Ping Lag:

Esse é o mais recorrente e o mais difícil de solucionar; na verdade, é quase impossível não ter esse tipo de lag. Ele acontece, geralmente, em jogos online multiplayer porque o servidor tem que enviar dados sobre suas ações aos outros jogadores constantemente e você tem que receber as ações deles. Nesse caso, hÁ um atraso inevitÁvel que pode ser causado pelo sistema do jogo ou pela sua internet. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções