Fundação internacional dá nota máxima em proteção de dados para Apple, Facebook e Google


A Electronic Frontier Foundation (EFF) publicou um relatório que avalia a proteção oferecida por importantes empresas da internet aos dados de seus usuÁrios. Os destaques da avaliação foram Apple, Credo Mobile, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Twitter, Sonic.net e Yahoo!. Todas essas companhias receberam nota mÁxima da EFF.

A pesquisa verificou se as empresas cumpriam 6 critérios, como exigir um mandado judicial para divulgar os dados de seus usuÁrios, se opor publicamente à vigilância em massa, e ser clara quanto à política adotada sobre os pedidos feitos por governos. Os outros critérios analisam se os usuÁrios são informados sobre pedidos relacionados às suas informações, se a empresa publica relatórios de transparência, e se ela luta pelo direito de privacidade de quem utiliza seus serviços.

As 9 empresas com nota mÁxima deste ano mostram um enorme avanço em relação ao relatório do ano passado, quando apenas Sonic.net e Twitter receberam a melhor avaliação possível, de 6 estrelas. Em 2013, e Apple e Yahoo tinham apenas 1 estrela, enquanto o Facebook possuía 3.

- Continua após a publicidade -

Porém, ainda é grande o número de empresas que estão abaixo do esperado no quesito de proteção de dados dos usuÁrios. Entre elas estão AT&T, Amazon, e Comcast, todos com 2 estrelas. O caso mais preocupante é o do Snapchat, que ficou apenas com 1 estrela. "A pouca preocupação do Snapchat é problemÁtica, especialmente porque é um aplicativo que coleta dados extremamente particulares de seus usuÁrios, como imagens comprometedoras. Esperamos urgência para que isso mude", conclui a EFF. Via Estadão e ZD Net

Confira a tabela com a avaliação completa abaixo:


Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.