Índice do Artigo

Segurança

Fundação internacional dá nota máxima em proteção de dados para Apple, Facebook e Google


A Electronic Frontier Foundation (EFF) publicou um relatório que avalia a proteção oferecida por importantes empresas da internet aos dados de seus usuÁrios. Os destaques da avaliação foram Apple, Credo Mobile, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Twitter, Sonic.net e Yahoo!. Todas essas companhias receberam nota mÁxima da EFF.

A pesquisa verificou se as empresas cumpriam 6 critérios, como exigir um mandado judicial para divulgar os dados de seus usuÁrios, se opor publicamente à vigilância em massa, e ser clara quanto à política adotada sobre os pedidos feitos por governos. Os outros critérios analisam se os usuÁrios são informados sobre pedidos relacionados às suas informações, se a empresa publica relatórios de transparência, e se ela luta pelo direito de privacidade de quem utiliza seus serviços.

As 9 empresas com nota mÁxima deste ano mostram um enorme avanço em relação ao relatório do ano passado, quando apenas Sonic.net e Twitter receberam a melhor avaliação possível, de 6 estrelas. Em 2013, e Apple e Yahoo tinham apenas 1 estrela, enquanto o Facebook possuía 3.

Porém, ainda é grande o número de empresas que estão abaixo do esperado no quesito de proteção de dados dos usuÁrios. Entre elas estão AT&T, Amazon, e Comcast, todos com 2 estrelas. O caso mais preocupante é o do Snapchat, que ficou apenas com 1 estrela. “A pouca preocupação do Snapchat é problemÁtica, especialmente porque é um aplicativo que coleta dados extremamente particulares de seus usuÁrios, como imagens comprometedoras. Esperamos urgência para que isso mude”, conclui a EFF. Via Estadão e ZD Net

Confira a tabela com a avaliação completa abaixo:


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções