Malware se passa pela polícia e cobra multa para reativar aparelho Android no Reino Unido

Um novo tipo de malware chamado Koler.A estÁ infectando smartphones e tablets Android de usuÁrios do Reino Unido, e nada impede que logo chegue por aqui. Ele se passa por um player de vídeo chamado BaDoink – o mesmo nome de um site com conteúdo para entretenimento adulto - e ao ser ativado, usa o IMEI do aparelho para encontrar informações sobre o usuÁrio, como a localização. Depois disso, envia uma mensagem se passando pela polícia e cobra 300 libras de multa para desbloquear o smartphone, alegando que o usuÁrio cometeu uma infração ao acessar sites banidos.

As informações foram reveladas pelo site TechWeek, do Reino Unido. A publicação diz que a mensagem cobrando pelo desbloqueio é bem verossímil, utilizando os logos da polícia de crimes virtuais e até da Rainha do país. Para dar a impressão que o aparelho estÁ, de fato, bloqueado, o malware dificulta que o usuÁrio volte para a tela inicial.

Para que o Koler.A se instale, é necessÁrio que o dono do aparelho aceite e habilite a instalação de aplicativos de terceiros. Para removê-lo, o site diz que não hÁ grandes dificuldades. A empresa BaDoink disse que não tem relação alguma como o malware. Via MeioBit.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.