Caixas eletrônicos podem usar espuma quente para ferir ladrões e rastrear dinheiro

Ver caixas eletrônicos sendo roubados não é a coisa mais incomum aqui no Brasil. Mas a ação dos criminosos pode ficar um pouco mais complicada com um novo sistema desenvolvido pela ETH Zurich. Ele faz com que seja liberada uma espuma quente que cobre tudo em volta do caixa eletrônico, em caso de violação.

Para detectar quando é uma violação, são usadas camadas de película de peróxido de hidrogênio e dióxido de manganês para cobrir um objeto importante, como o local onde fica guardado o dinheiro. Ao quebrar essas camadas é que a reação da espuma quente é ativada. Essa reação é baseada nos besouros bombardeiros, que produzem um Ácido que é jogado em quem o ataca, como mostra o vídeo abaixo:

Além da reação imediata de acertar os ladrões com um jato de espuma a 80ºC, a novidade também facilita o rastreamento das notas, jÁ que são lançadas nanopartículas nas notas, fazendo com que elas fiquem permanentemente marcadas. Via Slash Gear e Engadget.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.