AMD revela seu roadmap para computação ambidestra, que une ARM e X86 em um chip

A AMD divulgou seu planejamento de processadores com computação "ambidestra", forma como a empresa se refere ao projeto de chips que unem núcleos na tradicional arquitetura x86 e na mais recente ARM. A nova plataforma serÁ chamada K12, e tem estreia estimada para 2016.

 

Os chips K12 combinarão os núcleos de processamento Puma x86 com o baixo consumo dos núcleos Cortex A57 ARM. Eles unem o portfólio de tecnologias da AMD em Áreas como processamento e chips grÁficos com a eficiência dos chips Cortex em uma interface com suporte a HSA, com o uso do Graphic Core Next.

A estreia desta arquitetura mista serÁ feita ainda em 2015 com a plataforma Skybridge, formada com um conjunto de APUs com litografia em 20 nanômetros que serão as primeiras compatíveis tanto com chips na arquitetura ARM quanto x86 - não ao mesmo tempo, mas com o mesmo fromato de pinagem. O Skybridge terÁ suporte a tecnologias como o HSA e o AMD Security Technology.

- Continua após a publicidade -

A AMD vem apostando em soluções híbridas e o uso do licenciamento dos chips Cortex ARM de 64-bits, assim como a combinação de CPUs e seus processadores grÁficos. Recentemente a empresa demonstrou seus processadores Opteron voltados para servidores, que combinam a arquitetura Steamroller e a GPU baseada em GCN. Na linha Opteron, também hÁ versões com processamento ARM 64-bits.

Via XbitLaboratories

Valeu pelo aviso, SkyLander K2!

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.