Lista de requisitos para fabricantes usarem sistema Android é revelada

Disputas judiciais agitando o mundo dos smartphones não são mais novidade, e a Google estÁ dentro dessa realidade. A empresa estÁ sendo processada por ferir leis antitruste dos EUA, ao obrigar que fabricantes usem apenas o seu motor de buscas. No meio deste processo, surgiu um documento bem interessante: o Mobile Application Distribution Agreement (MADA), que é o acordo feito entre a Google e as fabricantes de dispositivos Android.

Entre os termos definidos pelo MADA, estÁ um acordo que permite que fabricantes incluam aplicativos como YouTube e Gmail em seus aparelhos. Em troca, a Google requer que eles instalem todos os seus outros apps, incluindo o Google Play Música e até o Google Play Banca.

Outra exigência da criadora do Android é que a pesquisa do Google seja o motor de buscas padrão e que o widget da caixa de pesquisa da empresa (junto de algumas outras aplicações) estejam, no mÁximo, a uma tela de distância da home screen. Para conferir o MADA entre Google e Samsung na íntegra, clique aqui. JÁ o acordo da empresa com a HTC pode ser visto neste link.

Ao concordarem com todas essas exigências, os fabricantes recebem gratuitamente da Google o acesso ao núcleo do código aberto do Android. Quem não quiser colocar os aplicativos da empresa em seus smartphones poderÁ ainda utilizar o Android Open Source Project, que foi o que a Nokia fez com a família Nokia X.

A ação movida contra a Google diz que a empresa estaria "sufocando" a competição, ao restringir a oferta de barras de pesquisa. Para os advogados que entraram com a ação – da firma de advocacia Hagens Berman Â– como a empresa tem a garantia de sempre ser o motor de buscas padrão, não é incentivo para melhorias. Eles defendem que, se houvesse uma competição pela posição de navegador padrão, a Google seria obrigada a melhorar a sua busca, para ficar à frente da competição.

Mas é bom lembrar que a empresa não é a única a fazer esse tipo de coisa. "Por padrão, o único serviço de buscas incluído no smartphone é o Bing", diz um desenvolvedor da Microsoft, falando sobre o Windows Phone. "O sistema de buscas usado no navegador é sempre o mesmo que aquele aberto pelo botão físico de buscas. Porém, certos OEMs poderão especificar um provedor de buscas diferente do que o padrão do Windows Phone". Via Re/code, Daily Mail e Engadget.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.