Google, Facebook e Apple pretendem te avisar quando o governo requer seus dados

Empresas de tecnologia andam em pé de guerra com governos, especialmente o americano, por conta de escândalos relacionados à invasão de privacidade dos usuÁrios. Como forma de tornar tudo mais transparente, empresas como Google, Twitter, Apple e Facebook têm planos de alertar seus clientes sobre as requisições dos dados feitas pelo governo.

Segundo o Whasington Post, estas empresas pretendem ignorar a requisição governamental de não divulgar quando este tipo de ação é requisitada. Com esta ação, estas companhias também esperam reduzir o número de "pedidos" feitos pelo governo. Em contrapartida, o Departamento de Justiça Americano jÁ afirmou que esta nova política destas empresas ameaçam investigações e colocam potenciais vítimas de crimes em um grande perigo. "Estes riscos à vida, destruição de evidências e permitir a fuga de suspeitos não são simplesmente hipotéticos, mas infelizmente uma rotina", afirmou o porta-voz Peter Carr.

No caso americano, a mudança da política de privacidade das empresas não altera casos de julgamentos que jÁ estão sob sigilo, e que desta forma não podem ser notificados hipótese alguma segundo a legislação americana. No Brasil, de acordo com o Marco Civil da Internet, os dados de navegação dos brasileiros serão armazenados por até um ano, mas só poderão ser acessados através de uma ordem judicial.

É sempre bom lembrar, antes de enobrecermos excessivamente esta atitude transparente e correta por parte destes serviços, que estas são mesmas empresas que obtêm parte de sua renda com o uso de seus dados, em muitos casos vendendo para terceiros ou utilizando-os de forma pouco clara.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.