Lingua.ly - Aprenda palavras em uma nova língua de forma prática e rápida

Uma das partes mais difíceis de aprender uma nova língua é a prÁtica cotidiana, ainda que breve, para a memorização de novas palavras e assim criar um bom repertório. Nosso app em destaque de hoje dÁ uma forcinha na hora de aprender novos vocÁbulos, e também lembrar deles.

O Lingua.ly possui uma interface bastante simples, e é bem focado na descoberta, aprendizado e memorização de novos termos. Após definir qual língua você entende, e qual deseja aprender, basta navegar pelas quatro telas da interface para realizar as atividades. HÁ uma boa quantidade de línguas disponíveis, passando desde o hebreu, turco e chinês até os mais tradicionais inglês e espanhol.

Na primeira tela temos o dicionÁrio, onde você pode fazer a tradicional busca por termos. Além da procura na língua que você deseja aprender, você pode escrever em sua língua materna e ver a tradução. Na segunda aba, a "Palavras", vemos todos os termos que jÁ aprendemos ao longo do uso do aplicativo. Na tela seguinte fica o "Praticar", onde você passa por um Ágil teste para verificar se você consegue lembrar as palavras. 

A proposta do aplicativo e ter um uso dinâmico, por isto o teste com palavras estÁ separado em durações de 5, 15 ou 30 palavras, que pode ser feito em poucos minutos. Você tem poucos segundos para indicar qual o significado da palavra e, caso falhe, o próprio app jÁ mostra qual era a resposta correta, em um ritmo que torna fÁcil e tranquilo realizar o teste algumas vezes por dia.

- Continua após a publicidade -


Por fim, o quarto modo é onde você irÁ buscar novos termos de forma contextualizada. Definindo suas Áreas de interesse, o app busca textos na língua em que você estÁ aprendendo para leitura. Durante a leitura, basta selecionar uma palavra para ver o seu sentido, e então adicionar a sua biblioteca de palavras conhecidas.

Outro ponto interessante do Lingua.ly é seu add-on para Chrome, que possibilita continuar o estudo no computador, sendo que o software sincroniza seu avanço ao longo das plataformas, mantendo as palavras aprendidas em ambos. 


Add-on para Chrome

Em poucos minutos é possível conhecer novas palavras, ou praticar e memorizar termos jÁ conhecidos. Porém o Lingua.ly possui algumas limitações. Por hora, uma das línguas (ou a sendo aprendida, ou a que você conhece) precisa ser inglês. Assim, ou você precisa estar aprendendo inglês, ou precisa conhecer o inglês para usÁ-lo como referência para aprender outra língua.

- Continua após a publicidade -

Outro ponto importante é que o app atua apenas na memorização das palavras, e não vai a fundo em regras gramaticais e construção de frases na língua em estudo. Ele é capaz de pronunciar as palavras para que você aprenda como são ditas, porém também não possui nenhum mecanismo para avaliar se sua própria pronúncia estÁ correta.

Ou seja: o Lingua.ly é um bom app complementar no estudo de uma nova língua, atuando de forma Ágil e prÁtica na descoberta de novas palavras, ou em exercícios de memorização dos termos jÁ estudados.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.